Liderança e Autoconfiança
Líderes com convicção em si mesmos inspiram respeito e segurança além de terem uma forte influência sobre sua equipe, inspirando, motivando e energizando a todos.
Por outro lado, líderes pouco confiantes costumam a ser críticos demais a respeito de si mesmos – estão sempre tentando agradar outras pessoas, mesmo que contra os seus princípios, e menosprezam as suas competências e capacidades.
Não é difícil perceber que sem autoconfiança, não existe liderança de excelência. O desenvolvimento da autoconfiança requer o conhecimento de seus próprios valores e desejos, suas atitudes e habilidades. Isso envolve, também, o desenvolvimento dos três pilares que sustentam a liderança: autoeficácia, autoestima e autoconceito.
Autoeficácia
É nossa crença em atingir objetivos com foco na nossa performance. Líderes que desenvolvem sua autoeficácia são mais ativos e obstinados no trabalho, além de serem persistentes perante a grandes desafios.
Autoestima
É como você julga seu própria valor. Líderes com baixa autoestima culpam a si mesmos por tudo. Assim, têm pouca motivação para encarar os desafios, pois não acreditam em sua própria capacidade de enfrentá-los, o que prejudica a performance de toda a sua equipe.
Autoconceito
Finalmente, o autoconceito é a visão que você tem de si mesmo com base em suas próprias experiências e no feedback dos outros. Um líder com autoconceito desenvolvido escuta e avalia o que seus liderados têm a dizer, sempre focado em seu desenvolvimento e evolução.
Preparado para dar esse passo na sua carreira? Com autoeficácia, autoestima e autoconceito elevados, você atingirá um alto nível de autoconfiança e, assim, poderá conquistar um nível de alta performance. Através do coaching você alcançará esses resultados mais facilmente, em menos tempo e com maior excelência!